SEJA BEM VINDO!





FELIZ NATAL!

FELIZ ANO NOVO!




segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Educação busca parcerias com países asiáticos


Secretário Wilson Risolia trocou experiências com o governador da Educação coreana

Liderados pelo secretário de Educação, Wilson Risolia, professores e diretores de alguns municípios do Rio de Janeiro estão visitando escolas da Coreia do Sul e da China para conhecer o sistema educacional asiático e buscar parcerias para projetos em unidades do estado. A comitiva fica na Ásia até a próxima sexta-feira (28/9).

– Quando iniciamos nosso planejamento estratégico, em 2011, buscamos muitas informações e nos baseamos nos sistemas coreano e chinês. Colhemos excelentes resultados e queremos avançar. Nada melhor do que conhecer de  perto o sistema educacional desses locais – afirmou Risolia.

Na província de Chungcheongbukdo, na Coreia do Sul, Risolia se reuniu com o governador de Educação, Lee Kee Yong. O secretário propôs a criação de um colégio nos moldes do programa Dupla Escola, que alia ensino básico à formação profissional. De acordo com a proposta, o governo coreano seria parceiro na área de ciências exatas.

– Vamos estreitar laços e crescer conjuntamente – disse o governador Yong. Com a missão à China, o secretário e comitiva buscam parcerias para implementar escolas bilíngues no Rio. Comitiva conheceu novos métodos
Na Coreia do Sul, o objetivo foi conhecer o método de avaliação dos professores e as unidades escolares. Já na China, o foco será analisar o sistema de gestão de pessoas e a seleção dos docentes.

 24/09/2012 - 10:56h - Atualizado em 24/09/2012 - 10:56h
 » Fabiana Paiva 

Imprensa RJ

http://www.rj.gov.br/web/imprensa/listaconteudo?search-type=noticias

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

O Aluno Breno Pereira Branco - C.E. Chequer Jorge - teve seu texto "Encontro das Águas", na categoria Memórias Literárias,  selecionado para participar da etapa estadual da 3ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro.

A professora Aline Carla está exultante em ver seu trabalho com os alunos reconhecido e aguarda a leitura e a seleção pelas comissões julgadoras estaduais no período de 22/09 a 17/10 com ansiedade e confiança.

"_É mais uma boa nova de dimensão nacional em que o colégio Chequer Jorge é destacado." Vamos torcer - comemorou a diretora adjunta Fabiana.

Fonte:
http://regionalnoroestefluminense.blogue.me/


Escola estadual de Itaperuna é destaque em gestão no país    


 
No dia 5 de novembro, o Colégio Estadual Chequer Jorge, de Itaperuna, Noroeste Fluminense, pode se tornar a referência brasileira em gestão no ensino público. Com o diálogo como peça principal do funcionamento da escola, a unidade se tornou o destaque administrativo do Rio de Janeiro, e as iniciativas ficaram entre as seis melhores do país. O caminho para chegar ao reconhecimento começou há sete anos, com a mudança da diretoria e da cara do colégio.

Sem prestígio na comunidade, a escola não era a primeira opção dos pais na hora de matricular os filhos. Quando assumiu o comando, Vânia Lúcia Pierucceti de Souza, de 63 anos, chamou a banda da Polícia Militar e fez um desfile pelas ruas do bairro no primeiro dia do ano letivo de 2005, para mostrar que a unidade passava por mudanças. O colégio também ganhou uma logo e camisas com o lema “Um novo tempo”.

– Sabia que nós fazíamos um trabalho bem feito, mas não tínhamos o reconhecimento. Então, criamos uma identidade e começamos a visitar as escolas dos bairros vizinhos que só ofe-reciam educação infantil para que as pessoas colocassem seus filhos aqui. Se começássemos do início, da base, nós iríamos colher os frutos – disse Vânia.

Para dar um choque de gestão na Chequer Jorge, Vânia ganhou a reforma do telhado do Governo do Estado e fez parcerias com um comerciante local para pintar e colocar piso e azulejos novos na escola. Em 2009, o colégio passou a oferecer o curso técnico de meio ambiente e se tornou uma referência de inserção no mercado de trabalho. Um dos projetos implantados pela nova gestão é o “Adotar para educar”. Alunos do 5º ano com dificuldade de aprendizado são acompanhados por um professor e recebem aulas de reforço no contraturno. Concluindo o segundo ano, Kathleen Entrelle de Souza, de 13 anos, aprova a escola.

– Aqui, o ensino é mais difícil. Tenho dificuldades, mas sinto que agora estou aprendendo mais – afirmou a jovem. Técnico de informática, Marcos Paulo Capdeville, de 35 anos, ganhou há dois a oportunidade de se tornar professor através do projeto de informática na escola.

– Quando comecei a conhecer os professores e perceber que o ensino é diferente, matriculei meus filhos. Temos uma proximidade grande com os pais e um diálogo aberto. É prazeroso dar aulas – disse.
Fonte: Imprensa RJ

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Cerimônia de Entrega de Menção Honrosa aos alunos da Região Noroeste que se destacaram na última edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).

 Talento! Brilho! E muita alegria!




A OBMEP tem como objetivo principal estimular o estudo da Matemática, por meio da resolução de problemas que despertem o interesse e a curiosidade de professores e estudantes.